12.5.20

A pequena Samia






Este foi o primeiro livro lido em 2020, em abril, na época de quarentena. Tinha comprado ele a muito tempo e estava adiando para ler, e sem muitas expectativas. Porém ao começar a lê-lo já me peguei com muito afeto a história da pequena Samia Yussaf.

Nascida na cidade de Mogadíscio na Somália, Samia desde muito pequena já tinha gosto pela corrida, e tinha o sonho de ser uma atleta campeã velocista pelo seu país e ser o simbolo de liberdade do seu povo.
 
O autor nos conta que, apesar de todas as dificuldades que a Sómalia enfrentando o grupo radical islâmico Al Shabab, Samia passava por muito preconceito mas ainda assim treinava todos os dias.

Conseguiu representar seu país nos jogos Olimpicos de Pequim em 2008, porém ansiava chegar muito mais longe, ter acesso á liberdade!

Porém observando que a situação em seu país se complicava ainda mais, e com o objetivo de participar das próximas olimpíadas de 2012, precisava de condições melhores, equipamentos,  treinadores competentes, viu que seria necessário sair de seus país e migrar para Itália.

Então descreve toda sua percussão pelo longo caminho, de travessia, primeiro pelo deserto da África e enfim pelo oceano.

Samia nos emociona com sua garra e determinação em busca de seus sonhos!
Ainda por se tratar de uma história real!

Depois de ler ainda procurei alguns vídeos da Olimpíada de Pequim de 2008 para ver se acho a corrida que ela participou, acredito que tenha sido este de baixo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário